Memorial da América Latina no Barra Funda

O Fundação Memorial da América Latina na Barra Funda é um complexo arquitetônico de 78 mil m² de área construída, projetado por Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do Brasil.

Localiza-se no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, Brasil, e foi inaugurado em 18 de março de 1989, com o conceito e o projeto cultural desenvolvidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

O complexo traz exposições da cultura da América Latina, o teatro promove eventos e já recebeu várias apresentações de orquestras em seu palco.

A Praça Cívica é um imenso espaço aberto que une os prédios da Galeria Marta Traba, da Biblioteca Latino-americana Victor Civita e do Salão de Atos Tiradentes.

Sua vocação é o encontro de multidões. Com capacidade para pelo menos 30 mil pessoas, neste espaço acontecem festas típicas dos países do continente e das regiões brasileiras, shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados.

Na Praça Cívica encontra-se o prédio da recepção, que ganhou o apelido carinhoso de "Queijinho", bem próximo ao portão 2. Ali são recebidos os ônibus de excursões e é o ponto inicial da visita monitorada.

Da outra ponta da Praça Cívica sai a sinuosa passagem até a outra metade do Memorial da America Latina, onde estão localizados o Pavilhão da Criatividade, a lanchonete, a Administração, o auditório Simón Bolívar e o anexo dos Congressistas.

Esculturas

Quem chega pela entrada do metrô, no portão 1, encontra logo a Mão, escultura de Oscar Niemeyer, em cuja palma vemos o mapa da América Latina como que em sangue.

É um emblema deste continente colonizado brutalmente e até hoje em luta por sua identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica. No pedestal da escultura existe um frase:

"O sentimento da unidade latino-americana é o limiar de um novo tempo. O esforço da organização para eliminar a opressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso solene de todos nós." (Orestes Quércia)

A escultura é em concreto aparente, com baixo-relevo com pintura em esmalte sintético, possui sete metros de altura e se localiza na Praça Cívica.

"Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. Agora urge reajustá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz."(Oscar Niemeyer)


Fundação Memorial da América Latina na Barra Funda
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 -  Bairro Barra Funda - São Paulo - SP
CEP: 01156-001
(11) 3823-4600





  Sobre o EncontraBarraFunda
Fale com EncontraBarraFunda
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Barra Funda no Facebook siga o Encontra Barra Funda no Twitter Encontra Barra Funda no Google+


Termos EncontraBarraFunda | Privacidade EncontraBarraFunda