Theatro São Pedro na Barra Funda

Theatro São Pedro na Barra FundaLocalizado na cidade de São Paulo, o Theatro São Pedro na Barra Funda, foi construído pelo português Manuel Fernandes Lopes e inaugurado no dia 16 de janeiro de 1917 com a apresentação de duas peças "A Moreninha" e "O Escravo de Lúcifer".

Histórico

Sua inauguração se deu no dia 20 de janeiro de 1917, quando na verdade, deveria ter sido inaugurado dia 16 de janeiro. Devido a um embargo da prefeitura na época, só foi inaugurado, realmente, quatro dias depois. O teatro abriu suas portas com publicidade que o classificava como o mais moderno e luxuoso da cidade de São Paulo. O jornal Estado de São Paulo publicou a respeito de sua inauguração: "ainda esta semana inauguração do luxuoso Teatro São Pedro - Arte - Luxo - Elegância - Conforto e Hygiene." Possuia na ocasião, 28 frisas, 28 camarotes, balcões com mais de 100 assentos, platéia para 800 cadeiras e uma geral para 1000 pessoas.

Cinema

Inicialmente palco de espetáculos teatrais, a partir dos anos 20 passa funcionar basicamente como cinema, com raras apresentações teatrais. Promoveu sessões de cinema até 1967.

Anos 70 e 80

Em 1968, Maurício Segall e Beatriz Segall, resgatam sua função de teatro e casa de cultura, assumindo sua direção e remodelação artística e a construção de camarins e sanitários. Os anos 70 representaram nova fase efervescente para o teatro, então chamado Studio São Pedro, com espetáculos teatrais, experimentais e de música. "O Interrogatório", de Peter Weiss, sob direção de Celso Nunes, estreiou em março de 1971e recebeu diversos prêmios, entre eles dois Moliére. "Macunaíma" foi encenada em 1978 e a "Ópera do Malandro" de Chico Buarque foi destaque no teatro em 1979.
Maurício Segall dirigiu o Studio São Pedro até 1981.

Os anos 80 representaram uma nova fase de dificuldades para o Theatro São Pedro, que somente em 1984 passou a ser responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Arquitetura

O edifício em estilo eclético, foi projetado por Augusto Bernardelli Marchesine, que também foi autor do projeto do Teatro Oberdan, no Brás.

O Theatro São Pedro Barra Funda foi tombado pelo Condephaat em 1984. Foi passou por restaurações de 1992 a 1998 e então reaberto ao público.

Atualidade

Hoje a capacidade é de 636 espectadores. O teatro São Pedro é situado à esquina das ruas Barra Funda e Albuquerque Lins, 171, no bairro da Barra Funda.

Vem apresentando anualmente óperas, como La Traviata e Gianni Schicchi.

Há quatro anos abriga o Projeto Grandes Vozes, que traz grandes cantores internacionais como Teresa Berganza, Bruna Baglioni, Luís Gaeta, Fiorenza Cossotto, entre outros.

Theatro São Pedro - Barra Funda
Endereço: Rua Barra Funda, 171 - Bairro Barra Funda - São Paulo - SP
(11) 3667-0499




  Sobre o EncontraBarraFunda
Fale com EncontraBarraFunda
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Barra Funda no Facebook siga o Encontra Barra Funda no Twitter Encontra Barra Funda no Google+


Termos EncontraBarraFunda | Privacidade EncontraBarraFunda