Policiais civis aprenderam na manhã desta quinta-feira (17) sete vans clandestinas que levavam e traziam passageiros de cidades como Sorocaba e Campinas, no interior do estado, para a capital paulista. A blitz aconteceu no guia da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, perto do terminal de ônibus. Dois homens foram presos suspeitos de participar do esquema.
Centenas de pessoas viajavam diariamente nesses veículos. A tarifa é mais barata e demora menos tempo do que os ônibus regulares. A passagem da cidade de Campinas para São Paulo, por exemplo, custa R$ 21 nos ônibus regulares; nessas vans, sai por R$ 15.
O problema maior está na segurança, que é precária: além da falta de cinto de segurança para todos os passageiros, muitos motoristas abusam da velocidade nas estradas e também transportam mais gente do que o carro comporta.
Nesta quinta, na Rua Thomas Edson, ponto final das vans que chegam do interior, os policiais inspecionaram todos os carros parados na fila e checaram a documentação dos motoristas. Os passageiros que acompanharam a blitz reclamaram. “Quando a gente encontra algo mais confortável para a gente, vem todo mundo em cima”, reclamou uma mulher.
Indignados, os motoristas foram levados para a delegacia do consumidor. Não é apenas na Barra Funda que essas vans clandestinas funcionam. No terminal intermunicipal Jabaquara e do Tietê também há esse tipo de transporte.
Fonte: G1