Grafiteiros dão “vida” a bueiros ‎da Barra Funda

Quem vive em São Paulo conhece muito bem a cor que predomina no dia-a-dia da cidade: cinza. Moradores dos bairros da guia Barra Funda, Santa Cecília, Bom Retiro, Morumbi e guia do Capão Redondo estão acostumados com a decadência diária de seus arredores e vivem preocupados com onde pisam, sempre olhando para o chão.

Pensando nisso, a dupla de grafiteiros 6EMEIA decidiu sair pelas ruas de São Paulo colorindo calçadas, bueiros, paredes, postes e todos os lugares que lhes desse uma boa ideia para rabiscar. O trabalho dos dois jovens tenta mostrar aos apressados habitantes de São Paulo que mesmo olhando para o chão, durante a correria, é possível ver novas facetas da cidade e, até mesmo, da vida.

Os artistas Anderson Augusto e Leonardo Delafuente, mais conhecidos apenas como SÃO e Delafuente, são os responsáveis pelos desenhos que eram vistos, principalmente, nas calçadas da rua do Bosque, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista.
SÃO conta que começou a dar cor ao cinza da cidade há cinco anos, depois de ver muitos amigos sofrendo em meio a enchentes que atingem o bairro.





– Desde 1996, quando nosso trabalho era fazer história em quadrinhos, sempre conversávamos sobre pintura nas ruas. Na Barra Funda há muitos bueiros e enchentes, e nós crescemos vendo nossos amigos sofrendo com isso. Então, em 2006, quando estávamos fazendo uns desenhos, tivemos a ideia de fazer as pinturas nas ruas.

Apesar de poucos desenhos ainda estarem estampados nas calçadas da rua do Bosque, a principal “tela” dos artistas, a dupla afirma que nunca enfrentou problemas com a prefeitura municipal e que a reação dos moradores e pedestres é sempre muito boa.

– Hoje são poucos os desenhos que ainda estão lá [na rua do Bosque], mas não por que a prefeitura apagou. Eles vão se apagando com o tempo, têm vida e a imitam. Nossos desenhos nascem, tem seu auge e, em algum momento, acabam morrendo. E a aceitação da população é bem legal. Normalmente eles nos parabenizam pelo trabalho e agradecem.

Essas intervenções urbanas da dupla 6EMEIA não ficam somente pelo Brasil. Os amigos também já coloriram as ruas da vizinha Argentina e um pouco mais longe, na Alemanha e na Polônia.

Fonte: R7





Deixe seu comentário