Rede Record no Barra Funda

A Rede Record de Televisão é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Carvalho em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade o país.

No final da década de 80, a emissora que antes pertencia ao Grupo Silvio Santos foi vendida ao empresário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo.

Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov.

História

Década de 50

A TV Record estreou no dia 27 de Setembro de 1953, às 20h53min, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo; com o objetivo de deixar de existir o monopólio da televisão no Brasil naquela época, comandado até então pelos Diários Associados e sua TV Tupi. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.

Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.

Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954 foi criado o programa "Mesa redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955 entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.

Em 18 de Setembro de 1955, a Record fez história na TV brasileira com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada na Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos — que venceu de 3 a 1 — e Palmeiras. A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 1950.

Décadas de 70 e 80

Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Silvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Suas transmissões são feitas principalmente por desenhos animados, séries de televisão e filmes. O "Jornal da Record" é do ano de 1972, e foi criado sucedendo o "Jornal da REI", criado em 1970, que por sua vez sucedeu o "Repórter Esso", sucesso na década de 60.

Na mesma década, muitas das afiliadas deixam Record pela Rede Globo: TV Iguaçu, TV Difusora (1972) e TV Ajuricaba (1974).

A emissora entra na década de 1980 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim conta com relativos sucessos no jornalismo, com o Jornal da Record apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic, em 1984, e Carlos Nascimento em 1989 e nos esportes, com Silvio Luiz na frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o "Record em Notícias" que era apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. A vinheta da rede era um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris.

Já no fim da década, a emissora estava prestes à falir, mas em 9 de novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Silvio Santos e a Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário-bispo de igreja Edir Macedo. Comentou-se na época que a emissora tornaria-se um mero canal para propaganda de igreja (da Igreja Nova Vida, evangélica), o que não se confirmou nos anos seguintes (havendo porém alguns programas de proselitismo dela).

Século XXI

2007

Em fevereiro de 2007, foi anunciado para o segundo semestre de 2007 o lançamento do canal de notícias Record News.

Em março, a emissora anuncia a aquisição dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 (em Vancouver) e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 — em Londres.

No dia 11 de julho, foi inaugurada a Record Nordeste, em Salvador.

Em 1º de julho, entrou no ar a TV Record Porto Alegre, substituindo a TV Guaíba, canal 2 de Porto Alegre, RS.

Em 1º de setembro, mais uma afiliada do SBT migra para a Rede Record de Televisão: a TV A Crítica, de Manaus, que garante transmissão para 92% dos municípios amazonenses.

A TV A Crítica no ano de 2006 fez intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Rede Record de Televisão.

A Rede Record, que no Amazonas estava presente apenas em Manaus e região pela TV Manaus, agora está presente em 40 municípios.

Em setembro, mês em que comemorou cinquenta e quatro anos de existência, a Record lançou o seu canal de notícias 24 horas na TV Aberta, a Record News, inaugurada às 20h no dia 27 desse mês, mesmo dia e horário da inauguração da TV Record em 1953. No mesmo mês foi lançado o media center da Record ("Mundo Record") e da Record News ("Mundo Record News").

2008

No dia 7 de janeiro foi inaugurado mais um newsroom ("estúdio-redação") da emissora. A partir dessa data, a Record Belém, passou a se chamar TV Record Norte. Ainda em janeiro, a Record lançou um novo jornalístico, exibido nas sextas, o Câmera Record.

A partir de 1º de fevereiro, a Rede Record aumentou seu número de emissoras, com a entrada da RIC TV em Santa Catarina, totalizando 6 emissoras no estado. A Record Florianópolis, a partir dessa data, se tornou filiada da Record News no estado.

No dia 18 de fevereiro a TV Record Brasília inaugurou o seu newsroom ("estúdio-redação"), passando a ser chamada também de Record Centro-Oeste, pois cobrirá um telejornal diário pela Record News.

No dia 21 de fevereiro, a TV Vitória, afiliada da Record em Vitória, no Espírito Santo, também inaugurou o seu newsroom. Foi a terceira emissora afiliada da TV Record a ter um newsroom — a primeira foi a TV Cidade, do Ceará, e a segunda foi a TV A Crítica, do Amazonas — e no dia 7 de abril, foi a vez da RIC TV, afiliada da Record no Paraná e em Santa Catarina, inaugurar o seu newsroom em Curitiba.

No esporte, emissora também adquire com exclusividade os direitos de transmissão da Eurocopa.

Ao mesmo tempo, a rede consegue adiquirir os direitos para exibir "Ídolos", em parceria com a FremantleMedia, após cobrir a oferta feita pelo SBT. Na TV Record, o programa será apresentado pelo ator Rodrigo Faro.
Estúdio da TV Nativa.

No Rio Grande do Sul, a TV Pampa Centro, a TV Pampa Norte e a TV Pampa Sul, que pertencem a Rede Pampa de Comunicação, passaram a adotar o nome TV Record, retransmitindo para suas regiões de cobertura, programas gerados pela TV Record Porto Alegre. As emissoras passaram a se chamar, respectivamente, TV Record Santa Maria, TV Record Carazinho e TV Record Pelotas.

Depois de uma série de divergências entre os diretores da Rede Pampa e os executivos do Grupo Record, causada pelo uso de retransmissoras sem autorização e por irregularidades nas cláusulas do contrato que mudavam os nomes, as emissoras voltaram a utilizar a nomenclatura Pampa.

A Rede Record assinou no dia 13 de junho com a Rede Pampa a rescisão de contrato. A partir de 14 de julho, a TV de Otávio Dumit Gadret deixou de transmitir o sinal da Record. Em seu lugar como retransmissora da Rede Record, entra a afiliada da Record News no estado, a TV Nativa.

No dia 1º de Agosto, a TV Leste, que era afiliada da Rede Globo em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, passou a retransmitir o sinal da Rede Record, no entanto, a TV dos Vales, que era afiliada da Record em Coronel Fabriciano, também no leste mineiro, passou a retransmitir o sinal da Rede Globo.

Também em Agosto, a TV Paranaíba, afiliada da Record em Uberlândia, Minas Gerais, também inaugurou o seu newsroom.

Em setembro, em comemoração aos 55 anos a Record lança seu novo slogan Record - TV de Primeira. A Record assina contrato com a Televisa, substituindo o SBT na produção de telenovelas.

2009

Em janeiro estreou A Lei e o Crime, a primeira série a ser produzida pela Rede Record.

No dia 8 de março, às 21hs, dentro do programa Domingo Espetacular, o presidente da rede anuncia medidas contra a crise econômica mundial de 2008 (a pior dos últimos 60 anos) com a contratação de quase 700 novos funcionários, ampliação dos estúdios da RecNov, novas estréias da rede.

A emissora admitiu que já consolidou na vice-liderança nos horários entre 7:00 a meia-noite entre janeiro e fevereiro de 2009, deixando o SBT na terceira com uns dos piores índices de audiência.

No dia 16 de março, a emissora faz uma falsa acusação, no meio do Jornal da Record, dizendo que a Folha de São Paulo está mostrando fontes mentirosas sobre a audiência da emissora e da Record News.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, na TV à cabo, a Record News teve cerca de 6200 telespectadores por minuto no mês de Fevereiro, enquanto que o Globo News teve cerca de quatro vezes mais, esses dados foram desmentidos pelo próprio IBOPE.

O jornal também diz que Edir Macedo, dono da emissora, estaria doente.

Rede Record
Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo
(11) 3865-4130 / 3865-4131


Fonte: http://pt.wikipedia.org/



  Sobre o EncontraBarraFunda
Fale com EncontraBarraFunda
Anuncie no EncontraBarraFunda
Cadastre sua Empresa no EncontraBarraFunda (grátis)



Termos EncontraBarraFunda | Privacidade EncontraBarraFunda


Bandeira da cidade de São Paulo