Exposição A Ingleza e o Inglês segue na Barra Funda

Para quem não conseguiu conferir a exposição de fotos sobre uma das mais importantes ferrovias do País, terá mais uma chance. Depois da apresentação na Estação da Luz, a exposição “A Ingleza e o Inglês” ficará até dia 26 de junho na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM.

A mostra conta com 80 fotos de arquivo do engenheiro inglês Charles Robert Mayo, que capturou e reuniu imagens da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, durante sua operação nas primeiras décadas do século XX.

Um dos destaques da mostra são os painéis que remetem à tecnologia da época e os desafios enfrentados na construção, principalmente na Serra do Mar, importante via de exportação e de chegada à capital paulista. Outros destaques são os painéis que representam a importância do empresário Charles Mayo para a área férrea no Brasil, além das locomotivas e os carros de luxo.





A mostra é dividida em cinco temas: A Face Empreendedora de Charles Mayo; Os Desafios da Serra do Mar; A Beleza da Engenharia e a Arte da Tecnologia; A Ferrovia e o Despertar das Cidades; e Locomotivas, Carros de Luxo e Vagões. A seleção revela a influência dos costumes e requintes europeus na sociedade paulistana.

Além do restaste histórico das fotos, o nome da mostra também foi mantido na grafia dos padrões da época, para manter a tradição da exposição que é organizada pelo Grupo Tejofran e Trail Engenharia.

A exposição ficará na estação Palmeiras-Barra funda até o dia 26 de junho e depois seguirá para a estação Brás da CPTM.

Serviço
Exposição “A Ingleza e o Inglês”
Data: Até 26 de junho
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM

Fonte: Portal CPTM





Deixe seu comentário