Sustentabilidade é foco na Expo Barra Funda de 2010

Os jovens “professores pardais” têm os pés no chão. Nada de reinventar a roda, bolar poções malucas, tentar viajar no tempo… Eles se preocupam com pequenas melhorias que podem fazer a diferença no dia a dia das pessoas. Pelo menos é o que mostra a 4.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que termina hoje na Expo Barra Funda, zona oeste paulistana.
Ali estão expostos 233 trabalhos, todos feitos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais paulistas.





Entre os 233 trabalhos expostos, alguns se destacam. Por exemplo, um curioso tijolo ecológico, feito com restos de couro. “Com ele, uma casa popular fica 27% mais barata”, calcula Jefferson Aparecido Bueno, de 41 anos, um dos três autores do projeto, todos estudantes da Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca.

A vocação econômica da cidade, conhecido polo calçadista, serviu como inspiração. “Franca joga fora, todo mês, 1,5 mil toneladas de restos de couro. Vão para os aterros sanitários”, comenta Jefferson, explicando a origem da matéria-prima. “Vivemos em um tempo em que uma política sustentável exige novos formatos de construção.”

Fonte: Estadão





Deixe seu comentário