Barra Funda: Playcenter fecha as portas após quatro décadas

Pais na faixa dos 30 e 40 anos que passaram boa parte da infância brincando no Playcenter levaram por todo esse mês de julho os filhos para conhecer o parque.

Na última sexta-feira, todos os brinquedos apresentavam alguma fila. O Tsunami, por exemplo, com mais de cem pessoas às 17h30m e o clima geral era de nostalgia. Afinal, o parque, que encerrou suas atividades neste domingo, aos 39 anos de idade, era ponto obrigatório de excursões escolares e familiares de boa parte dos paulistanos.

“Vim pela primeira vez aos seis anos, com minha mãe e minha madrinha. Os shoppings não tinham brinquedos”, disse o supervisor de call center Rogério Jofre, 43, que foi ao local com a mulher, dois filhos e um sobrinho.

A dentista Fernanda Esteves, 33, foi com a mãe, a filha, duas irmãs e amigas para se despedir do parque. “Eu quis relembrar minha infância. Minha filha vai fazer seis anos e ainda não conhecia.”

Na sexta-feira, até às 17h, 5.088 ingressos tinham sido vendidos. O parque, que abre das 11h às 19h, tem capacidade para 12 mil pessoas.

Nostalgia

A memória afetiva dos frequentadores mais exigentes cobrava a presença de brinquedos que sumiram ao longo dos anos, como a Montanha Encantada. Mas ainda estavam lá os tradicionais carrossel, carrinho bate-bate e trem-fantasma, ao lado de outros mais modernos, como a Looping Star (montanha-russa).

O auxiliar de confeiteiro José Roberto Ramos da Silva, 42, um dos funcionários mais antigos, com 16 anos de casa, diz que quando o parque decidiu fechar as portas para reabrir, em 2013, com outro formato, avisou aos cerca de 400 funcionários, que ficaram abismados.





“Eu esperava que eu fosse sair e o parque continuar; nunca imaginei ver ele fechando as portas. Difícil imaginar a marginal Tietê, logo depois da ponte do Limão, ainda na zona oeste de São Paulo, sem aquela profusão de luzes piscantes a partir de segunda-feira ”, disse.

O parque de diversões Playcenter, está localizado na marginal Tietê, na cidade de São Paulo, em uma área de 85 mil metros quadrados e fecha suas portas neste domingo. O local está em funcionamento há 40 anos.

O parque de diversões
Playcenter, que foi inaugurado em 27 de julho de 1973, está localizado em São Paulo, fecha suas portas neste domingo. O local está em funcionamento há 40 anos. O fechamento ocorre por causa de uma mudança estratégica nos planos da empresa, que pretende continuar no ramo do entretenimento, mas com uma proposta voltada para crianças menores.

O novo projeto, que será construído no mesmo lugar do Playcenter, contará com investimentos de cerca de R$ 40 milhões. A inauguração do novo parque, que receberá no máximo 4.500 pessoas por dia, está prevista para 2013.

O parque de diversões está situado em uma área de 85 mil metros quadrados, na marginal Tietê, e recebia anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes.

O embrião do Playcenter surgiu após uma viagem do engenheiro Marcelo Gutglas, no final dos anos 1960. Ele estava introduzindo máquinas de fliperama no Brasil e visitou um parque de diversões em Nápoles (Itália). A partir daí montou um parque em frente ao ginásio do Ibirapuera, com brinquedos como o carrossel, a Ciclone (primeira montanha-russa de metal do país) e o tobogã Playcenter.

Fonte: O Povo





Deixe seu comentário