Espetáculo Sem Título estreia na Barra Funda

A coreógrafa, bailarina e diretora da Cia. Fragmento de Dança Vanessa Macedo organiza, entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2013, o evento “Investigações Dramatúrgicas” no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. O projeto, contemplado pelo 12º edital do programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, traz um estudo coreográfico inédito de Vanessa, “SEM TÍTULO”, que vai ser interpretado pelos artistas convidados Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar. Após as apresentações, quatro provocadores (um a cada dia: Nirvana Marinho, Rosa Hércules, Bérgson Queiroz e Silvia Geraldi) farão o debate com a plateia.

Vanessa criou uma coreografia de 15 minutos e a entregou para cada um dos artistas convidados, cada um deles  se apropriou desse material e compôs uma encenação própria. A escolha dos elementos que fazem parte do espetáculo – trilha sonora, figurino, luz e a própria dinâmica ou repetição de movimento – ficou a critério e escolha dos intérpretes. A ideia é trazer à tona a discussão do quanto as escolhas individuais, e o próprio fato de terem trajetórias tão diferentes entre si, afetam a dramaturgia de uma criação em dança com uma partitura já composta, ou seja, reflete sobre a dramaturgia do espetáculo tendo a coreografia como elemento comum.

“Trata-se de um projeto que tem caráter de estudo e a ideia é discutir dramaturgia em dança tendo, de um lado, uma coreografia em comum, de outro, artistas intérpretes, com trajetórias diversas e exclusivamente específicas. No que isso vai dar? Não sei. É isso que queremos – levantar questões” explica Vanessa Macedo. O objetivo é saber como os elementos cênicos trabalham o conceito do espetáculo e se eles podem realmente mudar o “texto” do corpo, ou seja, as relações coreográficas existentes entre o corpo e o próprio conceito da peça.

Cia. Fragmento de Dança
Com direção de Vanessa Macedo, a companhia paulista Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada, preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. Suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos, especialmente, confessionais. Discute, a partir daí, relações vividas pelo homem, enquanto ser social, e ser solitário.  Envolvida nessas questões, a Cia procura construir um vocabulário de movimento próprio, em busca de uma estética dramatúrgica autoral. Entre seus últimos trabalhos estão “Corpos Frágeis” (2010), “Anjos Negros” (2010), “Ecos” (2011) e “Nuvens Insetos” (2012).

Lavinia Bizzotto
Bailarina profissional de contemporâneo, foi integrante da Quasar Cia. de Dança por 10 anos, formada no curso profissionalizante do CAL., no rio de Janeiro.  Em 2008, a convite do SESC, participou do projeto Solos de Dança do Sesc, o  qual resultou no trabalho solo “ Na Dobra do Tempo” se apresentando em  festivais importantes, como: Festival de Artes  Cênicas Goiânia em Cena,  Panorama Sesi de Dança, I Mostra Carioca de Dança Contemporânea, Festival de Inverno de Nova Friburgo e Bienal Internacional do Ceará. Assina a direção de Movimento e Preparação Corporal das peças: “Savana Glacial”, Direção de Renato Carrera, 2010 Sesc De Copacabana, peça esta reconhecida como obra-prima por Bárbara  Heliodora, com destaque para a “ótima direção de movimento de Lavinia Bizzotto” e a peça “O Matador de Santas”, direção Guilherme Leme. Atualmente atua como protagonista do longa-metragem “Amores Raros”, direção de Tânia Lamarca, e dança profissionalmente na Cia. de Dança Renato Vieira.





Angela Nolf
Depois de formar-se em São Paulo, Angela estudou na Royal Ballet School, entre outras escolas britânicas. Foi bailarina do National Ballet de Israel e após voltar ao Brasil, em 1983, assumiu a direção artística do Balé Ópera Paulista. Atuou como bailarina nas companhias Terceira Dança, Druw e elaborou um núcleo de estudos coreográficos com a bailarina Deborah Furquim. Participa de produções independentes, coordena o curso de graduação em dança da Unicamp e desenvolve pesquisa sobre o ensino da técnica de dança clássica para bailarinos contemporâneos.
Roberto Alencar

É ator, bailarino e coreógrafo. Integrou o elenco da Cia Borelli de Dança de 1999 a 2010, sob a direção de Sandro Borelli, onde atuou também assistente de coreografia. Na Companhia, participou como intérprete de mais de uma dezena de espetáculos. Como bailarino convidado, entre vários outros espetáculos, integrou o elenco de “Uma flor e dois tempos”, em comemoração aos 20 anos da companhia francesa “À fleur de peau”, com direção de Denise Namura e Michael Bugdahn, e “Uma lágrima no rosto”, solo desenvolvido com o apoio da Bolsa Rede Stagium, coreografia e direção de Ana Teixeira.

Atualmente faz parte do Núcleo Expedições, grupo de pesquisa em dança – teatro dirigido por Renata Melo e Vivien Buckup, e também concebeu e dirigiu, em parceria com Lúcia Romano, o espetáculo “Um porco sentado”, inspirado no fotógrafo inglês John Deakin e no pintor irlandês Francis Bacon. O projeto foi contemplado no 14º Cultura Inglesa Festival e premiado como o melhor espetáculo de dança de 2010.
Como ator, já trabalhou em cinema, televisão e teatro. Entre outras produções, trabalhou em “Salve geral” (cinema), direção de Sergio Resende; “Carandiru – outras histórias” (Rede Globo), minissérie dirigida por Hector Babenco e Marcia Faria; e “Mistérios gasosos” (teatro), de Oswald de Andrade, direção de José Celso Martinez Corrêa.

SERVIÇO NO BAIRRO DA BARRA FUNDA
Quando: de 21 a 24 de fevereiro de 2013 Horário: quinta a sábado, 20h, domingo às 19h
Local: Kasulo Espaço de Cultura e Arte
Endereço: Rua Sousa Lima, 300/Sobreloja, Barra Funda (próximo ao Teatro São Pedro)
Informações: (11) 3666-7238 – Lotação: 40 lugares – Entrada Franca
Recomendação etária: 14 anos Duração total: 45 minutos (15 minutos cada artista, cada coreografia)
Provocadores após os espetáculos: Nirvana Marinho (21/02), Rosa Hércules (22/02), Bérgson Queiroz (23/02) e Silvia Geraldi (24/02).





Deixe seu comentário